quarta-feira, 29 de abril de 2009

Tecnologias

Atualmente quando falamos em tecnologia, ao natural surge o termo digital, seja em televisão, informática, veículos, medicina, etc, quase sempre todas as áreas são afetadas de alguma forma por essa revolução digital, a qual claro oferece muitíssimas vantagens e atrativos comparada com sistemas tradicionalmente analógicos. Na área de segurança eletrônica não é diferente disso, temos os sistemas de CFTV, muitos alarmes e controle de acesso cada vez mais poderoso e interessante. Mas um fator que é muito importante a verificarmos é as vantagens dos sistemas digitais, que parte do processo realmente digital e na prática o que isso implica nessa operação e resposta do sistema.
O conhecimento, supostamente é obtido primeiro através do processo de comunicação existente no meio localizado, gerando informações ao mesmo. Diante destas informações, nós poderemos obter ou não o conhecimento que nós esperamos.
Este fato nos leva a discursar um pouco sobre a sabedoria. A sabedoria é desenvolvida através da vivência que temos, e não exclusivamente pela inteligência de um ser humano.
Envolve coisas variadas, como exemplo,saber por em ordem o conhecimento e a ação de modo que traga o máximo beneficio para os indivíduos.
Se o conhecimento muitas vezes nos leva a uma postura ignorante, a sabedoria só se atinge aqueles que têm humildade,e pode ser entendida em função da ação associada e o contexto e momento específico dessa ação,e não pode-se ser expressa em termos de regras, ou seja, não pode ser generalizada, nem transmitida direto, sendo assim, inseparável da realização pessoal daquele que se interessa pelo saber.

Existem no mundo vários tipos de criticas em relação à utilização dos computadores na escola, principalmente nos níveis da pré-escola e ensino fundamental, de acordo com Seltzer (1994). Para o autor, as máquinas devem ser consideradas como um mero instrumento para uma porção de atividades úteis, mas que estas últimas não englobam seu uso na educação de matérias que não sejam a computação propriamente dita, pelo menos até as últimas séries do segundo grau. O ensino apresenta um cenário ruim causado não pelo fator tecnológico, mas sim pelo fato de existir um inter-relacionamento humano, onde, deveria ser dada maior importância à relação aluno-professor, ou seja, para que essa relação fosse sensivelmente mais humana.
Existe um equilíbrio muito tênue entre as vantagens e as desvantagens que o avanço da tecnologia traz para a sociedade. A principal vantagem é refletida na produção industrial: a tecnologia torna a produção mais rápida e maior e, sendo assim, o resultado final é um produto mais barato e com maior qualidade.
As desvantagens que a tecnologia traz são de tal forma preocupantes que quase superam as vantagens, uma delas é a poluição que, se não for controlada a tempo, evolui para um quadro irreversível. Outra desvantagem é quanto ao desemprego gerado pelo uso intensivo das máquinas na indústria, na agricultura e no comércio. A este tipo de desemprego, no qual o trabalho do homem é substituído pelo trabalho das máquinas, denominamos desemprego estrutural. Um dos países que mais sofrem com este problema é o Japão, sendo que um dos principais motivos para o crescimento da economia deste país ter freado a partir da década de 90 foi, justamente, o desemprego estrutural.

Em experiências vividas nessa área acadêmica com os alunos de Pedagogia (primeiros e segundos anos do curso), verificamos que esta é uma preocupação que existe nessa classe de educadores e que as principais vantagens que são constatadas na utilização dos computadores na educação com alunos são:
despertar da curiosidade dos alunos;
aumento da criatividade de cada um, principalmente nos casos de utilização no auxilio á aprendizagem de crianças deficientes, até então que é realizada de uma forma que não é tão eficaz, como é o caso de alguns programas que são utilizados pela prefeitura da cidade de São Paulo, na gestão de 1992;
uma ferramenta que é poderosa como auxílio no aprendizado, como por exemplo a utilização de softwares educacionais (multimídia);

Uma produtividade maior em relação ao tempo necessário ao estudo propriamente dito;
necessidade de uma continuação de treinamento, para o acompanhamento tecnológico;
E, onde as principais desvantagens seriam:
a falta de preparo dos próprios educadores e educandos;
as influências negativas causadas pela utilização de técnicas relacionadas com a tecnologia (computadores), ou seja, a utilização excessiva das máquinas e se realmente a utilização da tecnologia (computadores) significará um aperfeiçoamento efetivo do ensino no país. Neste caso comenta-se a eficácia da viabilização de projetos computacionais internamente nas instituições de ensino.

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